Ciprian Vǎlcan é um filósofo e escritor romeno, especialista em Emil Cioran. Sua tese, La concurrence des influences culturelles françaises et allemandes dans l’oeuvre de Cioran (“A concorrência das influências francesas e alemãs na obra de Cioran”), defendida na Sorbonne, acabou sendo publicada na Romênia pela Editura Institutului Cultural Român, em 2008. Ciprian (pronuncia-se “Tchiprian”) Vǎlcan nos dá o privilégio de saborear, em primeira mão, alguns dos aforismos de seu livro ainda inédito, Amiel şi canibalul (“Amiel e o canibal”), a ser publicado ainda este ano na Romênia. Fernando Klabin, já conhecido pela tradução de Nos cumes do desespero, é quem verteu essas pérolas, com toda propriedade linguística, do romeno para a nossa língua. Abaixo, cinco aforismos para o leitor de Cioran se familiarizar com outros mestres do pensamento do país de Cioran. Em português e em romeno, o que permite sentir a sonoridade desta última e perceber as semelhanças entre ambas.

.:.

O presidente corcunda da Argentina, Jorge Rulfo, oferecerá 100 milhões de dólares a cada um dos governos da Grã Bretanha, Itália e Alemanha para obter, em troca, os restos mortais de Gibbon, Leopardi e Lichtenberg, a serem transportados com as devidas honras para o Mausoléu dos Corcundas de Buenos Aires.

Preşedintele cocoşat al Argentinei, Jorge Rulfo, va oferi cîte 100 de milioane de dolari guvernelor din Marea Britanie, Italia şi Germania pentru a obţine în schimb osemintele lui Gibbon, Leopardi şi Lichtenberg, care vor fi transportate cu toate onorurile la Mausoleul Cocoşaţilor din Buenos Aires.

§

No século XXII, os homens considerarão como suas mais importantes missões a domesticação de tubarões e a alfabetização de elefantes. No século XXIII, proporão que se legalizem os casamentos entre franceses e macacos. No século XXIV, organizarão Campeonatos Mundiais de Sodomia no Gelo e Jogos Panamericanos de Estranguladores de Velhos.

În secolul al XXII-lea, oamenii vor socoti că misiunile lor cele mai importante sînt domesticirea rechinilor şi alfabetizarea elefanţilor. În secolul al XXIII-lea vor propune legalizarea căsătoriilor dintre francezi şi maimuţe. În secolul al XXIV-lea vor iniţia Campionatele Mondiale de Sodomie pe Gheaţă şi Jocurile Panamericane ale Strangulatorilor de Bătrîni.

§

Palavra de ordem de Tristan Tzara: „Dadaístas de todo o mundo, castrai-vos!”

Îndemnul lui Tristan Tzara : „Dadaişti din toate ţările, scopiţi-vă !”

§

Se Hitler tivesse sido Klaus Kinski, a Alemanha teria engolido a Rússia em menos de cinco semanas.

Dacă Hitler ar fi fost Klaus Kinski, Germania ar fi înghiţit Rusia în mai puţin de cinci săptămîni.

§

A partir de uma perspectiva filosófica, a boina de lã de Kant me parece preferível ao olhar severo de guarda-livros de Adorno.

Din perspectiva filosofiei, boneta de lînă a lui Kant mi se pare preferabilă privirii de contabil sever a lui Adorno.

.:.

Aforismos extraídos do primeiro capítulo do livro, Inchiziţia sîsîiţilor (“A Inquisição dos ceceosos”). Todos os direitos são reservados a Ciprian Vǎlcan