“O pessimismo de Cioran e C√©line: o desafio de pensar sem utopia” (Fernando Santarosa de Oliveira)

Disserta√ß√£o de mestrado — P√≥s-gradua√ß√£o em Letras da Universidade Federal de S√£o Jo√£o Del Rei (UFSJ), agosto de 2016. Orienta√ß√£o: Anderson Bastos Martins.

RESUMO: O fil√≥sofo romeno Emil Cioran (1911 – 1995) dedicou grande parte de sua obra √† cr√≠tica dos ideais ut√≥picos que guiaram o pensamento de seu tempo. Seu pessimismo foi a pedra de toque dessa cr√≠tica. Louis Ferdinand C√©line (1894 – 1961), escritor franc√™s conhecido por sua rela√ß√£o direta com o nazismo e por sua escrita revolucion√°ria, em seu primeiro livro, Viagem ao fim da noite, escreveu sobre a queda de grande parte desses mesmos ideais, a partir de uma vis√£o t√£o pessimista quanto a do fil√≥sofo romeno. √Č nesse contexto que surge o interesse desse trabalho. O objetivo √© pensar a obra de C√©line a partir do pessimismo de Cioran e, ainda, como esse pessimismo encontra eco nas teorias p√≥s-modernas, funcionando ora como um princ√≠pio dessa forma de pensamento, ora como consequ√™ncia do mesmo.
Palavras-chave: Cioran, Céline, pessimismo, utopia, pós-modernidade.

ABSTRACT: The Romanian philosopher Emil Cioran (1911-1995) devoted much of his work to criticize the utopic ideals, which were guide to the thought at his time. His pessimism was the touchstone of such criticism. Louis Ferdinand Céline (1894 Р1961), a French writer known for his straight relation to Nazism, and for his revolutionary writing, in his first book, Journey to the End of the Night, he wrote about the fall of great part of those ideals, from a view as pessimist as the Romanian philosopher’s. This is the context that raises the interest of this paper. The aims is to analyse Céline’s work from Cioran’s pessimism, and, in addition, how this pessimism finds echo in the post-modern theories, working either as the principle of that way of thinking, or as a consequence of it.
Key-words: Cioran, Céline, pessimism, utopia, post-modernity.

INTRODUÇÃO

Nos primeiros momentos que deram origem a este trabalho, a ideia de uma disserta√ß√£o sobre distopia parecia ser a melhor op√ß√£o para responder ao desafio de pensar sem utopia. Para tal intento, escritores como George Orwell e Aldous Huxley seriam op√ß√Ķes mais √≥bvias. Mas a ideia principal aparece com as leituras de Emil Cioran e de autores de filosofia mais aclamados, como Friedrich Nietzsche e Arthur Schopenhauer, tamb√©m eles op√ß√Ķes √≥bvias. Mas foi com Louis Ferdinand C√©line e seu livro Viagem ao fim da noite (2009) que surgiu verdadeiramente a possibilidade de responder ao desafio. Louis Ferdinand C√©line (1894-1961) e Emil Cioran (1911-1995) parecem complementares, at√© mesmo indissoci√°veis em alguns momentos, como se falassem, tanto √† literatura quanto √† filosofia, da necessidade de pensar a condi√ß√£o humana a partir de um pensamento n√£o ut√≥pico, sem, no entanto, delimitar um horizonte necessariamente dist√≥pico… [+]