“Salvar” Cioran (Rodrigo Inácio R. Sá Menezes)

Em meio à incipiente tradição exegética da obra de Cioran, chamam-me a atenção duas tendências hermenêuticas, opostas entre si, mas com algo em comum.

Uma delas é a tentativa de cooptar Cioran a um nietzschianismo puramente trágico, cético, materialista e ateu.

A outra é a tentativa (talvez mais ridícula que a anterior) de “salvar” ou “redimir” Cioran para a causa conservadora da Ortodoxia. Prefiro pensar que, a esta hora tardia da noite, ele está no Inferno, banhando-se no fogo eterno.

Duas formas de purismo, duas  ingenuidades.

Ambas parecem ignorar, por desconhecimento ou má-fé, alguns aspectos essenciais da obra cioraniana: certo niilismo místico ou, noutras palavras, certo “existencialismo” gnóstico, ao mesmo tempo cético e apaixonado, infinitamente niilista e infinitamente místico, ateu e teotrópico (theos + tropos = que vai ou se inclina na direção de Deus, do divino, do absoluto).

A esquerda busca cooptá-lo à sua causa; a direita busca redimi-lo teologicamente.

Cioran é tão ateu quanto Eckhart, tão cristão quanto Nietzsche.

Entendo o incômodo de Clément Rosset ao rememorar, com escárnio, o espetáculo que se tornou o funeral de Cioran em Montparnasse, promovido pela Igreja Ortodoxa romena de Paris, graças à mediação da esposa de Eugène Ionesco. Não fossem os coveiros, famintos e sindicalizados, avançando sobre os comes e bebes oferecidos aos convivas, e ameaçando entrar em greve durante a cerimônia, nada naquele funeral teria lembrado o melhor espírito cioraniano.

Deixe aqui suas impressões, comentários e/ou críticas. Deja aquí sus impresiones, comentarios y/o críticas. Leave your impressions, comments and/or critiques here. Laissez ici vos impressions, commentaires et/ou critiques. Lăsați-vă impresiile, comentariile și sau recenziile aici. Lascia qui le sue impressioni, commenti e/o recensioni.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s