“Ecumenismo da desilusão” (Rodrigo Inácio R. Sá Menezes)

Todos são bem-vindos, independente de ideologia política, orientação sexual, consciência de classe, tipo sanguíneo, religião, time de futebol (sou corinthianista).

De fato, Cioran é um autor que agrada “gregos” e “troianos”, mas que também é do tipo ame ou odeie.

Não é necessário ser algoritmo para saber a religião de uma pessoa baseado em suas buscas no Google (dá até para saber a paróquia ou o templo que frequenta).

google

Aliás, gostaria de retrucar que ninguém abandona Deus (se abandona, é porque nunca esteve junto, nunca acreditou de verdade; assim como ninguém se torna ateu se antes não tivesse acreditado; eu nunca poderia me tornar ateu).

E vou mais longe: é teórica e praticamente impossível “abandonar” a divindade, se divina for. Mesmo na mais completa descrença, é impossível “abandonar” a divindade. Se alguém algum dia foi capaz de abandonar um deus, é porque deus não era…

Essa ladainha de “abandonar” Deus é uma retórica perniciosa e hipócrita tipicamente monoteísta. Ela se parece à indignação do adúltero que acusa a mulher traída daquilo ele mesmo faz, com a diferença de que, neste caso, cabe aos seguidores do Adúltero o papel de acusação das amantes traídas.

Monoteísmo? Politeísmo? “Impertinência de piolho”… Sonho com uma teologia da Indiferença — e exclamo: É!

“Apenas Deus tem o privilégio de abandonar-nos. Os homens podem apenas deixar-nos.” (Do inconveniente de ter nascido)

Deixe aqui suas impressões, comentários e/ou críticas. Deja aquí sus impresiones, comentarios y/o críticas. Leave your impressions, comments and/or critiques here. Laissez ici vos impressions, commentaires et/ou critiques. Lăsați-vă impresiile, comentariile și sau recenziile aici. Lascia qui le sue impressioni, commenti e/o recensioni.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s