“Sobre a quadrúplice raiz do princípio de razão suficiente – Uma dissertação filosófica” (Arthur Schopenhauer)

16514503D-SiteA Editora Unicamp acaba de lançar a primeira tradução brasileira da tese de doutorado de Schopenhauer: Sobre a quádrupla raiz do princípio de razão suficiente, na qual o autor de O mundo como vontade e como representação reconfigura à sua maneira a teoria kantiana do conhecimento.

Sobre a quadrúplice raiz do princípio de razão suficiente é a tese que deu o título de doutor a Arthur Schopenhauer, em 1813. Texto seminal, funciona como pórtico de entrada para o sistema do pensamento único, no qual o filósofo explicita metodicamente as quatro acepções do princípio de razão, dissipa as confusões teóricas e práticas originadas do uso indiferenciado e de uma compreensão insuficiente de tal princípio, demonstra a identidade entre o sujeito da vontade e do conhecimento, bem como o caráter subordinado e instrumental da razão relativamente à vontade. Em primeira edição bilíngue para o português, este livro constitui uma referência essencial para os estudos sobre a obra desse importante filósofo.

Sobre o autor: Arthur Schopenhauer (1788-1860) é conhecido sobretudo pela obra O mundo como vontade e representação, editada pela primeira vez em 1818, na qual faz uma apresentação sistemática de sua filosofia. Depois de uma frustrada tentativa de carreira acadêmica na Universidade de Berlim (1820-1831), Schopenhauer – amargurado pelo silêncio em torno de sua obra, que ele atribuía ao imerecido sucesso da “filosofia universitária”, de inspiração hegeliana – retira-se da cena pública, renunciando até mesmo ao convite para tornar-se membro da Academia de Ciências de Berlim. Sua obra, cujo impacto no mundo científico teve início pouco antes de sua morte, exerceu poderosa influência sobre Friedrich Nietzsche, Sigmund Freud, Richard Wagner e Ludwig Wittgenstein, entre outros. Um efeito que se estende a nossos dias.

DETALHES

Autor: Arthur Schopenhauer
Tradutor: Oswaldo Giacoia Jr. e Gabriel Valladão Silva
ISBN: 978-85-268-xxxx-x
Edição: 1ª
Ano: 2019
Páginas:
Dimensões: 16×23

Deixe aqui suas impressões, comentários e/ou críticas. Deja aquí sus impresiones, comentarios y/o críticas. Leave your impressions, comments and/or critiques here. Laissez ici vos impressions, commentaires et/ou critiques. Lăsați-vă impresiile, comentariile și sau recenziile aici. Lascia qui le sue impressioni, commenti e/o recensioni.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s