“Estado de Sítio”, peça de Camus sobre autoritarismo, chega ao Rio com direção de Gabriel Villela (Maria Luísa Barsanelli)

O GLOBO, 01/07/2019

RIO – “Estado de sítio”, peça de Albert Camus, é uma fábula sobre o totalitarismo repleta de simbolismos, com elementos da natureza que trazem e levam mazelas. Trata-se de uma alegoria das ditaduras que acometeram a Europa após a Primeira Guerra Mundial, mas os ventos descritos em 1948 pelo autor argelino bem poderiam remeter a tempos recentes.

Algo que o diretor Gabriel Villela percebeu meio ao acaso, enquanto concebia a sua montagem do texto. O trabalho começou a ser gestado no Rio há cerca de dois anos, mesma época em que se iniciava a intervenção militar na cidade. Estreou no ano passado em São Paulo com boas críticas e público, logo após as eleições presidenciais, em um Brasil polarizado, de ânimos exaltados. Agora a peça inicia uma temporada carioca, nesta quinta — e, segundo o encenador, espelha de forma mais clara a realidade do país.

— No início do processo, era difícil dialogar com aquela realidade ( da intervenção ). Mas agora são 80 tiros num carro, e mata um músico — diz Gabriel Villela, lembrando o assassinato de Evaldo dos Santos Rosa por militares no Rio, há cerca de três meses. — Sob o signo da peste, qualquer inseto se torna absolutamente criminoso.

Na fábula de Camus, de fato é a Peste (papel de Elias Andreato) quem concretiza os maus presságios. Ela chega à cidade espanhola de Cádis, acompanhada de sua secretária, a Morte (Claudio Fontana), e logo depõe o governo, que até então se gabava da monotonia dali… [+]

Deixe aqui suas impressões, comentários e/ou críticas. Deja aquí sus impresiones, comentarios y/o críticas. Leave your impressions, comments and/or critiques here. Laissez ici vos impressions, commentaires et/ou critiques. Lăsați-vă impresiile, comentariile și sau recenziile aici. Lascia qui le sue impressioni, commenti e/o recensioni.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s