Só se pode amar a imperfeição. Tudo o que participa da perfeição ou nos a inspira, paralisa nosso afeto. Os homens aspiram sem dúvida a uma força infinita, mas de modo nenhum à perfeição. Só na imperfeição existem o ódio, o sofrimento ou o amor, e só graças à imperfeição existe o indivíduo. Os homens compreenderam tão bem as insuficiências da perfeição que falaram de um Deus que sofre e o salvaram construindo toda uma teologia da imperfeição divina.

*

Entre ser perfeito e estar com a peste, preferiria sempre o último. Consolemo-nos de que a História não faça nada para alcançar a perfeição. A recusa na prática e no pensamento da perfeição me liga mais à terra do que minha própria matéria.

O homem precisa realizar uma coisa grande e única que não o proteja da imperfeição e de suas dilacerações.

Se a verdade, o bem e a beleza se opusessem às dilacerações, eu lutaria até a morte pelos direitos e pelo triunfo das dilacerações.

*

A impossibilidade de não conceber a libertação do tempo como libertação da vida… A eternidade não oferece nenhuma garantia de não ser o nada porque a orgia do tempo exerce uma atração única. Se o tempo e a vida parecem sem brilho diante dos valores absolutos, estes não ficam menos pálidos diante do tempo e da vida. Não podemos escapar das ilusões sem nos desiludir. Mas podemos escapar dos valores eternos sem que esse universo ilusório nos provoque sofrimento. Que outra coisa resta ao homem? Aceitar as ilusões para sempre. Isso é resignação? Ao contrário, é coragem suprema. Não é resignação porque as ilusões são algo irreparável que poderíamos evitar retirando o confuso assentimento que demos à vida. Além disso, só nos resignamos com o que não amamos.

CIORAN, Emil, O Livro das ilusões. Trad. de José Thomaz Brum. Rio de Janeiro: Rocco, 2014.

Deixe aqui suas impressões, comentários e/ou críticas. Deja aquí sus impresiones, comentarios y/o críticas. Leave your impressions, comments and/or critiques here. Laissez ici vos impressions, commentaires et/ou critiques. Lăsați-vă impresiile, comentariile și sau recenziile aici. Lascia qui le sue impressioni, commenti e/o recensioni.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s