“Pessimismo filosófico: a negatividade integrada na vida” (Ingresson Oliveira de Jesus)

Revista Pandora, no. 99, março de 2019

Resumo: O presente artigo busca apresentar a filosofia negativa de Cioran e, desse modo, desenvolver ideias sobre a produção intelectual do filósofo. O pessimismo filosófico, corrente de pensamento que caracteriza a filosofia de diversos pensadores inclui uma reflexão sobre o mundo e a physis. No contexto dessa corrente de pensamento o filósofo deve centralizar a investigação dos fenômenos da existência através da negação a golpes de punhal, nas ironias e nos paradoxos da vida.

Palavras chave: Cinismo. Existência. Morte. Nada. Tempo.

1. Introdução

Entre as diversas tradições da filosofia, encontramos o pessimismo como a doutrina metafísica que tem como atributo o pensamento negativo acerca das eventualidades da vida. Emil Cioran, autor que pode ser enquadrado nesta corrente filosófica, apresenta para o público toda a sua concepção sobre o mundo, sobre a morte e sobre as mazelas da existência. Ao pressupor que a vida não tem importância alguma, o filósofo romeno procura construir uma ontologia negativa revelando assim, de forma congruente, todas as questões que lhe vinha à mente, de modo racional, passando por ideias relacionadas à morte, à presença do Nada. O resultado de sua filosofia pode ser equiparado a aceitação, como único alívio das dores do existir, dos devaneios do homem, tanto do otimista como também do medíocre.

Desta forma, o presente texto busca esclarecer o conceito da filosofia negativa, na perspectiva do filósofo Emil Cioran, cujo objetivo é explorar a sua linha de pensamento e tentar expor a visão do pessimismo na vida humana. Nossa pergunta diretriz é esta: qual seria a resposta adequada, da filosofia negativa, às questões metafísicas? Diante da ontologia cioraneana, buscamos compreender o que é de fato verdade nas coisas, e quais seriam as suas contribuições para a humanidade, desvencilhando assim as possíveis ilusões existentes que podem prejudicar a emancipação do ser humano. Ademais, o homem é o único ser que tem a qualidade de investigar as idiossincrasias do universo. Para solucionar essa questão teremos como foco central a obra Nos cumes do desespero, como também alguns textos sobre o filósofo pessimista serão analisados e abordados no decorrer do presente texto… [PDF]

Deixe aqui suas impressões, comentários e/ou críticas. Deja aquí sus impresiones, comentarios y/o críticas. Leave your impressions, comments and/or critiques here. Laissez ici vos impressions, commentaires et/ou critiques. Lăsați-vă impresiile, comentariile și sau recenziile aici. Lascia qui le sue impressioni, commenti e/o recensioni.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s