Jornada acadêmica UFABC: 70 anos do Précis de Décomposition

Habemus Cioran — Neste  ano de 2019 completam-se 70 anos da publicação do Précis de décomposition, primeiro livro escrito em francês pelo filósofo romeno Emil (E. M.) Cioran – e o primeiro de uma série que o tornaria conhecido como um dos mais importantes escritores de língua francesa do século XX.

Ao mesmo tempo, celebram-se os 30 anos da primeira (e primorosa) tradução do livro em língua portuguesa: “Breviário de decomposição” (Rio de Janeiro, Rocco, 1989), pelas mãos do filósofo, professor da PUC-RJ e amigo de Cioran, José Thomaz Brum (convidado de honra deste evento).

Cioran é um pensador representativo das vertigens e perplexidades do mundo contemporâneo, marcado pelos horrores recentes de duas guerras mundiais, revoluções e ditaduras, genocídios, desastres ambientais e de outras naturezas. Aclamado por muitos e odiado por outros, o Breviário é um livro filosófico e poético, de uma singularidade radical no contexto histórico em que se insere; um conjunto de “exercícios negativos” que representa um confronto e um “ajuste de contas” consigo mesmo  (sua identidade, seu passado romeno) e com o mundo, simbolizando também uma pequena morte e o renascimento em outra língua.

Professor convidado:
José Thomaz Brum (PUC-RJ)

Professores da casa:
Flamarion C. Ramos
Paulo  J. de Lima Piva

Chamada p/ comunicações:
Enviar resumos p/ portalemcioranbr@gmail.com
Prazo: 10/11/2019
Divulgação programação completa: 13/11/2019

Local: UFABC. Alameda da Universidade, S/N (campus São Bernardo do Campo).
Data: 27/11/2019
Horário: 10h às 19h

Cartaz/divulgação (Pdf)):

 

3 comentários sobre “Jornada acadêmica UFABC: 70 anos do Précis de Décomposition

  1. Republicou isso em Leitvras, Escritvras & Poïeticas do Frgmentoe comentado:
    Neste ano de 2019 completam-se 70 anos da publicação do Précis de décomposition, primeiro livro escrito em francês pelo filósofo romeno Emil (E. M.) Cioran – e o primeiro de uma série que o tornaria conhecido como um dos mais importantes escritores de língua francesa do século XX. Cioran é um pensador representativo das vertigens e perplexidades do mundo contemporâneo, marcado pelos horrores recentes de duas guerras mundiais, revoluções e ditaduras, genocídios, desastres ambientais e de outras naturezas. Aclamado por muitos e odiado por outros, o Breviário é um livro filosófico e poético, de uma singularidade radical no contexto histórico em que se insere; um conjunto de “exercícios negativos” que representa um confronto e um “ajuste de contas” consigo mesmo (sua identidade, seu passado romeno) e com o mundo, simbolizando também uma pequena morte e o renascimento em outra língua.

    Professor convidado:
    José Thomaz Brum (PUC-RJ)

    Professores da casa:
    Flamarion C. Ramos
    Paulo J. de Lima Piva

    Chamada p/ comunicações:
    Enviar resumos p/ portalemcioranbr@gmail.com (até 02/11/2019)

    Local: UFABC. Alameda da Universidade, S/N (campus São Bernardo do Campo).
    Data: 27/11/2019
    Horário: 10h às 19h

Deixe aqui suas impressões, comentários e/ou críticas. Deja aquí sus impresiones, comentarios y/o críticas. Leave your impressions, comments and/or critiques here. Laissez ici vos impressions, commentaires et/ou critiques. Lăsați-vă impresiile, comentariile și sau recenziile aici. Lascia qui le sue impressioni, commenti e/o recensioni.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s