“Cioran e a pós-modernidade: uma crítica às metanarrativas” (Flávio Rocha de Deus)

Revista LAMPEJO, Volume 8, nº 1, 1º Semestre de 2019

RESUMO: Apesar da diversidade de percepções do que vem a ser a pós-modernidade, existe um ponto de convergência entre uma parte significante dos estudiosos do tema, que é caracterização desta época como um período de falência e descrença em ideias totalizantes. Através do olhar de Emil Cioran, enxergamos as grandes ideologias e metanarrativas como escatologias desejadas, definidas pelo autor como utopias, em que, não apenas se compõe uma possibilidade de fim racionalizado, mas também uma forma adequada de fim. Neste trabalho, pretendemos extrair conceitos para o que vem a ser a modernidade e a pós-modernidade, para apresentar características da concepção desta e como estas mesmas características encontram-se presentes nos escritos de Emil Cioran, especificamente em seus ensaios “Genealogia do fanatismo” e “Mecanismo da utopia”.

PALAVRAS-CHAVE: Cioran. Pós-modernidade. Metanarrativas. Utopia.

CIORAN AND THE POSTMODERNITY: A CRITIC OF THE METANARRATIVES

ABSTRACT: Despite the diversity of perceptions of what postmodernity is, there is a point of convergence between a significant part of the scholars of the theme, which is characterizing this period as a period of bankruptcy and disbelief in totalizing ideas. Through the eyes of Emil Cioran, we see the great ideologies and metanarratives as desired eschatologies, defined by the author as utopias, in which, not only is a possibility of a rationalized end composed, but also an adequate form of end. In this work, we intend to extract concepts for what modernity and post-modernity become, to present characteristics of the conception of this and how these same characteristics are present in the writings of Emil Cioran, specifically in his essays “Genealogy of fanaticism” and “Mechanism of utopia”.

KEYWORDS: Cioran. Postmodernity. Metanarratives. Utopia.

Introdução

Vislumbrando as pretensões da modernidade, o século XX se depara com o colapso das ideologias do ocidente e a descrença na razão como farol para guiar as sociedades a uma compreensão total dos fenômenos, surgindo ai o que chamamos de pós modernidade. Jean-François Lyotard caracterizará a pós-modernidade como o fim das metanarrativas, uma grande narrativa com o objetivo de explicar de forma totalizante os acontecimentos e, principalmente, sua projeção futura através de um único discurso. Partindo deste ponto, podemos nos perguntar se Emil Cioran pode ser classificado como um pós-moderno? Apesar de não existir uma concordância sobre em que período começa de fato o pós-modernidade, foi com Lyotard e a sua publicação de A condição pós-Moderna (1986), que a ideia de pós-modernidade passou a ser usada de forma mais precisa, sendo, portando, as obras de Cioran anteriores ao movimento, porém, mesmo sendo questionável vincular os escritos de Cioran ao movimento dito pós-moderno, é possível encontrar algumas aproximações, sendo esta a nossa intenção. Neste trabalho, pretende-se apresentar características do movimento pós-moderno e como estas mesmas características encontram-se presentes nos escritos de Emil Cioran, especificamente, em seus ensaios “Genealogia do fanatismo” e “Mecanismos de Utopia”. Através do olhar de Cioran, enxergamos as grandes narrativas como escatologias desejadas, definidas pelo autor como utopias. Se no passado, filósofos acreditavam ter descoberto o código da história e sua ordenação para o futuro, colocando na passagem do tempo uma objetividade, Cioran desdenha dessa pretensão, ajudando-nos a ver a história como uma série de acasos e imune aos planos teóricos… [PDF]

Um comentário sobre ““Cioran e a pós-modernidade: uma crítica às metanarrativas” (Flávio Rocha de Deus)

Deixe aqui suas impressões, comentários e/ou críticas. Deja aquí sus impresiones, comentarios y/o críticas. Leave your impressions, comments and/or critiques here. Laissez ici vos impressions, commentaires et/ou critiques. Lăsați-vă impresiile, comentariile și sau recenziile aici. Lascia qui le sue impressioni, commenti e/o recensioni.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s