Colóquio “Emil Cioran, pensador incontornável do século XX”

Decorrerá no próximo dia 11 de outubro, a partir das 18h30, no El Corte Inglés de Lisboa, e terá como convidados os professores Ciprian Valcan da Universidade “Tibiscus” de Timisoara, Ricardo Gil Soeiro e Paulo Borges da Universidade de Lisboa.

O Colóquio “Emil Cioran, pensador incontornável do século XX” é o segundo projeto da série organizada pela Embaixada da Roménia na República Portuguesa e pelo Instituto Cultural Romeno em Lisboa no outono de 2019, que visa trazer à atenção do público português a obra de importantes personalidades culturais romenas e sublinhar o impacto da mesma na concertação cultural mundial.

No âmbito do evento, Ciprian Valcan irá apresentar, em francês, a conferência “Cioran ou le bourreau des illusions”, enquanto que Ricardo Gil Soeiro e Paulo Borges apresentarão, em português, as conferências “Do pranto e do riso: a sabedoria implacável de Cioran” e respetivamente “Saudade e nostalgia do absoluto em Fernando Pessoa e Emil Cioran”.

Ciprian Valcan é professor catedrático na Faculdade de Direito da Universidade “Tibiscus” de Timisoara (Roménia), doutorado em filosofia pela Universidade Babes-Bolyai de Cluj-Napoca (Roménia), em filologia pela Universidade de Oeste de Timisoara (Roménia) e em história cultural pela École Pratique des Hautes Etudes de Paris (França). É licenciado e mestre em filosofia pela Universidade Paris IV – Sorbonne. Publicou 14 livros, bem como centenas de estudos, entrevistas e ensaios que foram traduzidos para romeno, húngaro, sérvio, checo, alemão, francês, inglês, espanhol, italiano e português em revistas ou volumes coletivos no Japão, EUA, México, Colômbia, Brasil, Argentina, Tunísia, Portugal, Espanha, França, Itália, Bélgica, Holanda, Alemanha, República Checa, Sérvia, Hungria e Roménia. Foi professor convidado na EPHE em Paris, na Universidade de Lisboa, na Universidade de Castellon e na Universidade L ‘Oriental em Nápoles.

Ricardo Gil Soeiro é doutorado em Estudos Literários pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde é investigador do Centro de Estudos Comparatistas, desenvolvendo pesquisas sobre literatura comparada, teoria da literatura e estudos pós-humanistas. No domínio ensaístico tem vários livros publicados, entre os quais Gramática da Esperança (Vega, 2009) e Poéticas da Incompletude (Húmus, 2017). No domínio da poesia tem revelado um percurso singular que integra obras como Caligraphia do Espanto (2010), Labor Inquieto (2011) ou Da Vida das Marionetas (2012). Em 2019, a editora portuguesa Labirinto publicou-lhe o volume Volúpia do Desastre: Notas soltas para Cioran.

Paulo Alexandre Esteves Borges é professor, ensaísta, filósofo, poeta e escritor. Professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa desde 1988 e investigador do Centro de Filosofia da mesma Universidade, onde ensina Filosofia da Religião, Pensamento Oriental, Filosofia e Meditação e Filosofia e Literatura. É sócio-fundador e membro do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira, membro correspondente da Academia Brasileira de Filosofia, membro Fundador da APERel – Associação Portuguesa para o Estudo das Religiões, membro do Conselho de Direcção da Revista Lusófona de Ciência das Religiões. “Doctor honoris causa” da Universidade “Tibiscus”, de Timisoara (Roménia), em 12 de Junho de 2017. Recebeu o prémio Ibn Arabi Taryumán 2019, atribuído pela MIAS Latina, pela sua investigação e obra no domínio da espiritualidade e do diálogo inter-religioso, em Ávila, na Universidade da Mística, em 11 de maio de 2019.

Organização: Embaixada da Roménia na República Portuguesa e o Instituto Cultural Romeno em Lisboa, em parceria com a Direção das Atividades Culturais do El Corte Inglés (SAPO.pt)

Deixe aqui suas impressões, comentários e/ou críticas. Deja aquí sus impresiones, comentarios y/o críticas. Leave your impressions, comments and/or critiques here. Laissez ici vos impressions, commentaires et/ou critiques. Lăsați-vă impresiile, comentariile și sau recenziile aici. Lascia qui le sue impressioni, commenti e/o recensioni.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s