GUIDO seria um amante de desequilíbrios disfarçado de erudito? Às vezes isso me convence, mas no fundo não penso assim. Porque, se tem uma nítida preferência pela podridão, por outro lado é igualmente atraído pelo que há de puro na sabedoria visionária ou desesperada do Antigo Testamento. Não traduziu — admiravelmente — Jó, o Eclesiastes, e Isaías? Aqui, não estamos mais na pestilência e no horror, mas na lamentação e no grito. Eis alguém que vive, segundo uma necessidade profunda e, às vezes, segundo seus caprichos, em diferentes níveis espirituais. Seu último livro (La vita apparente, Ediçõçes Adelphi, Milão) ilustra bem essas tentações contraditórias, essas preocupações ao mesmo tempo atuais e intemporais. O que mais gosto nele é da confissão de seus fracassos: “Sou um asceta fracassado”, nos confidencia um pouco constrangido. Fracasso providencial porque, assim, estamos certos de nos entender, de fazer parte, realmente, da perduta gente. Se tivesse dado o passo decisivo em direção à salvação (podemos perfeitamente imaginá-lo monge), perderíamos um companheiro encantador, cheio de imperfeições, de manias e humor, cuja voz de inflexões elegíacas combina com sua visão de um mundo tão evidentemente condenado. Citemo-lo: “Como pode uma mulher grávida ler um jorna sem abortar imediatamente?” “Como considerar anormais e doentes mentais aqueles a quem o rosto humano apavora?”

Se você me perguntara quais são as provações que teve de passar, não estaria em condições de lhe responder. Tudo o que posso dizer-lhe é que a impressão que dá é de alguém ferido, assim como, ouso acrescentar, todos aqueles a que foi recusado o dom da ilusão.

Não receie encontrá-lo: de todas as criaturas, as menos insuportáveis são as que odeiam os homens. Não se deve nunca fugir de um misantropo.

CIORAN, E. M. Exercícios de admiração: ensaios e perfis. Trad. de José Thomaz Brum. Rio de Janeiro: Rocco, 2011.

Um comentário sobre “Guido Ceronetti por Cioran

Deixe aqui suas impressões, comentários e/ou críticas. Deja aquí sus impresiones, comentarios y/o críticas. Leave your impressions, comments and/or critiques here. Laissez ici vos impressions, commentaires et/ou critiques. Lăsați-vă impresiile, comentariile și sau recenziile aici. Lascia qui le sue impressioni, commenti e/o recensioni.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s