“Não discutiremos sobre o dever, pois assim o fazendo, falamos a crianças e a povos em sua infância, e não àqueles que assimilaram em si mesmos toda a cultura de uma época madura. De fato, é uma contradição flagrante denominar a Vontade livre e, no entanto, prescrever-lhe leis segundo as quais deve querer: ‘deve querer!’, ferro-madeira [sideroxylon]”. (Schopenhauer)

Nesta nossa pós-modernidade construtivista, e anti-trágica por excelência, não existe “estranha forma de vida”, existe (anti-)Gabriela: “Eu nasci assim, cresci assim, sou mesmo assim, vou ser sempre assim… Gabriela!” — cantilena dos pedagogos construtivistas, cujos pupilos aprendem com eles tanto quanto eles aprendem com seus pupilos: nada. Conflito de “paradigmas”, “visões de mundo”, “deveres morais”: a clássica Amália Rodrigues, com sua “vontade de Deus”, e a pós-moderna anti-Gabriela (metáfora assexual), empreendedora, livre-leve-solta, com seu “querer é poder”, “tudo é possível”, “no final tudo dá certo, se ainda não deu tudo certo, é porque ainda não é o final”, etc., etc. Não por acaso o coach é o novo publicitário, e as pessoas continuam se suicidando (hoje, mais do que nunca). Os pedagogos deveriam fazer licenciatura em Amália Rodrigues…

Foi por vontade de Deus
Que eu vivo nesta ansiedade,
Que todos os ais são meus,
Que é toda minha saudade,
Foi por vontade de Deus.

Que estranha forma de vida
Tem este meu coração,
Vive de vida perdida,
Quem lhe daria o condão?
Que estranha forma de vida

Coração independente,
Coração que não comando,
Vive perdido entre a gente,
Teimosamente sangrando,
Coração independente,

Eu não te acompanho mais.
Pára, deixa de bater.
Se não sabes onde vais,
Porque teimas em correr
Eu não te acompanho mais.

Deixe aqui suas impressões, comentários e/ou críticas. Deja aquí sus impresiones, comentarios y/o críticas. Leave your impressions, comments and/or critiques here. Laissez ici vos impressions, commentaires et/ou critiques. Lăsați-vă impresiile, comentariile și sau recenziile aici. Lascia qui le sue impressioni, commenti e/o recensioni.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s