ALGUÉM terá de sair um dia sob o sol e gritar para seu esplendor e para as trevas dos homens: “O mundo tem de recomeçar, o mundo tem de recomeçar!”
Será necessário encontrar um emissário de um mundo novo que assuma todos os riscos da grande nova, que se esgote gritando em todas as direções da natureza a mensagem da renovação cósmica e humana. Esperemos a mensagem salvadora na febre e no frenesi! Parece que estou vendo os mundos girando no entusiasmo do começo e nós recomeçando sem pecado, transfigurados, em um mundo ele próprio transfigurado!
Temos de deixar para trás muitos rostos; tivemos muitos, nascidos de nossa mudança e da mudança do tempo. São como selos que a futilidade imprimiu em nós. Quantas caras teve o homem? Tantas quanto as sombras que eclipsaram sua nostalgia pelo divino. O homem sempre teve inveja de Deus. A transfiguração é a aniquilação suprema do homem; então ele se alcançou a si mesmo, se aniquilou na divindade. A transfiguração é uma abjuração de si mesmo; é a libertação do homem de tudo o que ele foi e de suas marcas passadas, que são seus sucessivos rostos. Entrar no êxtase interior e contemplar tua primeira e última cara!

CIORAN, Emil, O Livro das ilusões. Trad. de José Thomaz Brum. Rio de Janeiro: Rocco, 2014.
Publicado por:Portal E.M.Cioran/Br

Deixe aqui suas impressões, comentários e/ou críticas. Deja aquí sus impresiones, comentarios y/o críticas. Leave your impressions, comments and/or critiques here. Laissez ici vos impressions, commentaires et/ou critiques. Lăsați-vă impresiile, comentariile și sau recenziile aici. Lascia qui le sue impressioni, commenti e/o recensioni.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s