Revista Trágica: estudos de filosofia da imanência, Rio de Janeiro, v. 12, n. 3 (2019)

“Clément Rosset, ainda” (André Martins, editor)

Este terceiro e último número do volume 12 da Revista Trágica de Estudos de Filosofia da Imanência, de 2019, completa nosso dossiê em homenagem póstuma ao instigante filósofo francês Clément Rosset, falecido em 2018. Esperamos que os 18 artigos inéditos sobre a filosofia de Clément Rosset, oriundos de pesquisadores dos países Brasil, França, Bélgica, Inglaterra, Suíça, Burkina Faso e Equador, a tradução de um artigo de introdução por um professor dos EUA, de quem também republicamos um artigo já esgotado, alguns testemunhos, e a tradução de três textos pouco conhecidos do próprio Rosset, que tivemos a honra de publicar ao longo dos três números deste volume, possam contribuir para que sua filosofia continue a inspirar seus leitores, tal como a presença de sua pessoa marcara positivamente tantos que com ele conviveram. Neste número 3 do dossiê, Leandro Resende (USP) analisa a filosofia de Rosset aproximando-a de suas origens nietzschianas, do eterno retorno e da afirmação incondicional da existência, em oposição à negação do caos e do acaso que caracteriza a história da filosofia.

Jaques Nanema (Université de Ouagadougou, Burkina Faso), ex-orientando de Doutorado de Clément Rosset, em seu artigo-homenagem realiza uma consistente síntese de sua filosofia, enfatizando a assunção trágica da singularidade como única maneira eficaz de encontrar a alegria de existir que nos constitui. Os dois artigos seguintes foram apresentados em maio de 2006 no Colóquio “Sobre o pensamento de Clément Rosset”, organizado pela Associação dos Doutorandos em Filosofia da Université de Nice Sophia Antipolis (ATP-UNSA), França, universidade onde Rosset lecionou por praticamente toda a sua carreira acadêmica e até a sua aposentadoria (sendo Nice, aliás, a cidade onde Nietzsche residira e na qual escrevera alguns de seus mais importantes livros). Alessio Moretti (Université de Neuchâtel, Suíça), ex-aluno de Clément Rosset no curso de Graduação em Filosofia da Universidade de Nice, apresenta o que chama de “estruturas elementares da ideologia”, propondo, a partir de uma leitura lógica da geometria oposicional, como “instrumento matemático” de compreensão teórica, a existência de uma “extrema direita teórica” (e de uma “extrema esquerda teórica”) caracterizada(s) pelo binarismo. A filosofia de Rosset, embora combata todo viés ideológico, poderia ser aproximada de um dualismo – ao seguir Nietzsche, se lemos este sob uma perspectiva binária – correndo assim o risco de perder a multiplicidade ao excluir o terceiro (que faz de toda oposição uma estrutura pelo menos ternária). Sarah Auvray (Université de Nice, França), por sua vez, aponta para a influência que certos conceitos da teoria psicanalítica de Lacan, notadamente o Real, exerceram sobre a filosofia de Rosset, mas também o quanto daquela esta se distancia, uma vez que para Rosset, decerto, o real escapa a toda apreensão da linguagem, não escapando no entanto da experiência presente, que pode, esta, ser expressa e compreendida por “teorias extra-disciplinares”… [PDF]

Sumário

Clément Rosset- Artigos

Leandro Resende
Jacques Nanema
Alessio Moretti
Sarah Auvray

À parte

Nicolas Delon

Varia

Gabriel Barroso Vertulli Carneiro
Frederico Pacheco Lemos
José Elielton de Sousa
Fábio Rodrigues de Ávila

Traduções

Clément Rosset

Resenhas

Djalma Lopes da Silva
Publicado por:Portal E.M.Cioran/Br

Deixe aqui suas impressões, comentários e/ou críticas. Deja aquí sus impresiones, comentarios y/o críticas. Leave your impressions, comments and/or critiques here. Laissez ici vos impressions, commentaires et/ou critiques. Lăsați-vă impresiile, comentariile și sau recenziile aici. Lascia qui le sue impressioni, commenti e/o recensioni.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s