Nous percevons tout d’abord l’anomalie do fait brut d’exister et ensuite seulement celle de notre situation spécifique : l’étonnement d’être précède l’étonnement d’être homme. Cependant le caractère insolite de notre état devrait constituer la donnée primordiale de nos perplexités : il est moins naturel d’être homme que d’être tout court. [Nós percebemos primeiro a anomalia do simples fato de existir, e só em seguida o de nossa situação específica: o espanto de ser precede o espanto de ser homem. No entanto, o caráter insólito do nosso estado deveria constituir o dado primordial das nossas perplexidades: é menos natural ser homem do que simplesmente ser.]

CIORAN, La chute dans le temps

Não é à toa que os romenos têm uma aptidão especial para a consciência da insignificância humana: “homem”, em romeno, se diz com apenas 2 letrinhas, om. Até o verbo “ser”, em romeno, possui mais letrinhas: a fi. Um “ser” que se designa por 2 letrinhas só pode ser um “nada”, ou quase. Os romenos é que estão certos; o português (“homem”), o francês (“homme”), o espanhol (“hombre”) e o italiano (“uomo”), por exemplo, se excedem — línguas demasiado pródigas — no querer-dizer-o-ser-doente. Já o inglês é moderado: man. E imaginar uma língua que, para designar o “homem”, não precisasse de mais do que 1 letra!

Publicado por:Portal E.M.Cioran/Br

Deixe aqui suas impressões, comentários e/ou críticas. Deja aquí sus impresiones, comentarios y/o críticas. Leave your impressions, comments and/or critiques here. Laissez ici vos impressions, commentaires et/ou critiques. Lăsați-vă impresiile, comentariile și sau recenziile aici. Lascia qui le sue impressioni, commenti e/o recensioni.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s