Encuentro Internacional Emil Cioran

O Encuentro realizado em Pereira, e organizado por María Liliana Herrera, em parceria com Alfredo Abad, teve no total, 10 edições, de 2008 a 2017. Paralelamente ao Colóquio de Sibiu (inicialmente organizado por Eugène van Itterbeek, e em seguida por Mihaela-Gentiana Stanisor), o Encuentro de Pereira foi um evento precursor no âmbito dos estudos internacionais sobre a vida, o pensamento e a obra de Cioran.

O Encuentro reuniu, ao longo de 10 anos, os mais importantes estudiosos de Cioran, das mais diversas nacionalidades: Mihaela-Genţiana Stănişor (Rom), Ciprian Vălcan (Rom), Joan M. Marín (Esp), Aurélien Demars (Fra), Răzvan Enache (Rom), Roch Little (Can), Ger Groot (Hol), entre tantos outros. Natural e progressivamente, o evento teve o seu escopo temático ampliado, tornando-se um evento itinerante (conectando diferentes cidades da região) e um carrefour: um ponto de encontro, diálogo e debate (na Colômbia se diria de tertúlia) entre representantes das mais diferentes nacionalidades e culturas, com destaque para o diálogo intercultural Colômbia-Romênia.

100_1954

Muitas importantes figuras, internacionais e colombianas, para além do universo acadêmico de estudos cioranianos, passaram pelo Encuentro para trazer um pouco de suas respectivas culturas ao público do evento. Em ocasião do IX Encuentro, em 2016, Liliana foi homenageada pelo embaixador da Romênia na Colômbia, que compareceu para prestigiar o evento e dar honras ao mérito à organizadora.

100_1971