Diletantes, diletantes! — Assim os que exercem uma ciência ou uma arte por amor a ela, por alegria, per il loro diletto [pelo seu deleite], são chamados com desprezo por aqueles que se consagram a tais coisas com vistas ao que ganham, porque seu objeto dileto é o dinheiro que têm a receber. Esse desdém se baseia na sua convicção desprezível de que ninguém se dedicaria seriamente a um assunto se não fosse impelido pela necessidade, pela fome ou por uma avidez semelhante. O público possui o mesmo espírito e, por conseguinte, a mesma opinião: daí provém seu respeito habitual pelas “pessoas da área” e sua desconfiança em relação aos diletantes. Na verdade, para o diletante, ao contrário, o assunto é o fim, e para o homem da área como tal, apenas um meio. No entanto, só se dedicará a um assunto com toda a seriedade alguém que esteja envolvido de modo imediato e que se ocupe dele com amor, con amore.
Arthur SCHOPENHAUER, Parerga und Paralipomena

*

O Portal E.M. Cioran 🇧🇷 surgiu timidamente, em 2010, por uma iniciativa e um anseio muito pessoais: como um blogue sobre o autor em questão tal como eu gostaria que existisse.

Em face da percebida escassez de material – acadêmico, jornalístico, diletante – em torno de Cioran em língua portuguesa, ele acabou se tornando uma plataforma multilíngue. O escopo do Portal também foi se ampliando naturalmente, passando a incluir toda uma gama de temas e autores relacionados a Cioran (filosofia, literatura, poesia, cinema, música, cultura e história da Romênia, entre outros).

É, cada vez mais, um instrumento de pesquisa utilizado por investigadores e estudantes de todas as partes do mundo. Em 2019, o Portal completou 20 anos de existência. O trabalho de mantê-lo e cultivá-lo só é proporcional ao sentimento gratificante  de saber que ele tem sido, ao longo de todos esses anos, uma ferramenta importante, e às vezes mesmo indispensável, para muitas pessoas – de origens, idades, interrogações as mais variadas – interessadas em Cioran, na cultura romena e na constelação universal de temas e autores que orbitam em torno dele.