do site da Alameda Editorial
Porchat, um dos mais eminentes filósofos brasileiros, nasceu em Santos, no dia 11 de janeiro de 1933. Por ocasião dos seus 80 anos, diversos amigos, colegas e discípulos reuniram-se para discutir aquela que seria a sua principal contribuição: o neopirronismo, uma atualização bastante original de uma forma antiga de ceticismo, fundada por Pirro, um jovem contemporâneo de Aristóteles.
Sempre vivo e atuante na Grécia antiga, o pirronismo foi um dos elementos constitutivos da filosofia moderna, graças à redescoberta no século XV dos textos de Sexto Empírico, e permanece até hoje como uma das principais preocupações da filosofia com seu desafio ao dogmatismo.
Além de ter proposto três filosofias diferentes durante sua trajetória acadêmica, da qual o neopirronismo é a última e mais importante, Porchat foi responsável pela criação do Centro de Lógica e Epistemologia (CLE) da Unicamp e desempenhou um papel fundamental na construção de uma comunidade filosófica brasileira.
A partir de suas atividades docentes e intelectuais, Porchat foi capaz de criar um grupo de estudiosos da história do ceticismo, bem como de inaugurar uma discussão especificamente brasileira sobre a filosofia cética. Poucos conseguiram unir a capacidade empreendedora, o rigor histórico e a fertilidade sistemática. Este livro, uma homenagem a Porchat, não somente apresenta algumas interpretações de seu neopirronismo, contribuindo para entendê-lo melhor, como também pretende discuti-lo criticamente, ajudando a criar uma tradição filosófica entre nós.
Sobre o autor: Plínio Junqueira Smith é professor livre-docente na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e pesquisador do CNPq, nível 1C. As áreas de sua especialidade são História da Filosofia Moderna, Teoria do Conhecimento e Ceticismo. Ele á autor e organizador de vários livros, entre os quais: O ceticismo de Hume (1995), Ceticismo filosófico (2000), Do começo da filosofia e outros ensaios (2005), Ensaios sobre o ceticismo (2007) e As consequências do ceticismo (os dois últimos pela Alameda Casa Editorial, com Waldomiro José da Silva Filho).
Fonte:http://www.alamedaeditorial.com.br/o-neopirronismo-de-oswaldo-porchat/